À medida que hospitais do mundo todo estão se aproximando de sua capacidade máxima, a comunidade de arquitetos e designers está desenvolvendo novas alternativas para combater a epidemia de COVID-19. Pensando nisso, o WTA Design Studio buscou inspiração em seu pavilhão temporário construído no ano passado para o Festival de Antologia, desenvolvendo uma estrutura similar replicável para acolher 60 Estações Emergenciais de Quarentena (EQF) na cidade de Manila, nas Ilhas Filipinas. Uma estrutura simples e viável para responder a um momento de crise, o antigo Pavilhão Boysen “incorpora facilidade de montagem, escalabilidade e simplicidade estrutural.”
Para a construção do novo Pavilhão Boysen, William Ti, arquiteto responsável pelo WTA Design Studio, contou com a colaboração do Dr. Glenn Angeles e os Majores Carmelo Jaluague e Banjo Torres Badayo.
Utilizando a estrutura flexível do antigo Pavilhão Boysen, uma instalação longitudinal de 6m x 26m, cada estrutura emergencial de quarentena está equipada com quinze leitos, dois banheiros, um chuveiro, uma central de testes e áreas de desinfeção. Estruturas temporárias com esta estão sendo construídas ao redor do mundo com o objetivo principal de aumentar a capacidade já saturada das estruturas hospitalares. O Pavilhão projetado pelo WTA é composto por uma estrutura linear de madeira, a qual é envolvida por uma cobertura de plástico. Sua composição longitudinal facilita a adição de mais módulos além de ser uma estrutura facilmente replicável.
Planejado para restringir a contaminação cruzada no interior das estruturas sanitárias, o projeto da Estação Emergencial de Quarentena proporciona uma maior segurança não apenas aos pacientes, mas também aos profissionais de saúde. Além disso, o fluxo de ar é controlado e expelido pela parte baixa, próxima do solo, evitando a recirculação e a contaminação do ar no interior do pavilhão. Além de todos os esforços para a construção dos pavilhões nas Filipinas, os arquitetos do WTA disponibilizaram os desenhos técnicos do pavilhão na internet, permitindo que a mesma estrutura seja construída em diferentes lugares do planeta, oferecendo uma resposta rápida e eficiente para combater a falta de espaços adequados para tratar os pacientes de COVID-19 no mundo todo.
A primeira versão do pavilhão foi erguida em 5 dias junto ao Hospital Naval da cidade de Manila, permitindo o acréscimo de “uma rede de 60 Estações Emergenciais de Quarentena, sendo que 22 delas foram financiadas por pessoas e empresas do setor privado.” Com o objetivo de disponibilizar um total de aproximadamente 1000 leitos, as 60 Estações começaram a ser construídas no último dia 29 de março. Os trabalhos devem ser concluídos até o próximo dia 20 de Abril.
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.